O Arquivo Regional é o órgão de gestão dos arquivos da Região competindo-lhe a coordenação da política arquivística regional. Tem ainda obrigação de recolher arquivos provenientes de instituições públicas e privadas e garantir o acesso do público a esses documentos. Os arquivistas identificam, classificam os documentos e elaboram os instrumentos descritivos que permitem explorar os fundos e colecções.
Empenhado em dar a conhecer a sua missão, as suas funções e o seu espólio por meio da edição de fontes, da realização de exposições, mostras e palestras, e ainda de acções educativas, o Arquivo Regional contribui para divulgar o passado e as tradições cujos sinais são visíveis nos monumentos e nos museus da Região.

Períodos de atendimento ao público do ABM
Sala de Leitura Geral (Biblioteca) e Sala Infantojuvenil
Segunda, exceto feriados, entre as 14h00m e as 19h50m;
Terça-feira a sexta-feira, exceto feriados, entre as 09h30m e as 19h50m;
Sábados, exceto feriados, entre as 9h30m e as 15h20m.
Sala de Leitura do Arquivo e Reservados
Dias úteis, entre as 9h30m e as 19h50m;
Sábados, exceto feriados, entre as 9h30m e as 15h20m (mediante marcação através do endereço: referencia.arquivo.srtc@madeira.gov.pt até às 12h00, na sexta-feira anterior à sua visita)
Serviço de certidões
Dias úteis, entre as 9h30m e as 17h00m.
Funções do Arquivo Regional da Madeira
Recolher
A importância desta função é hoje muito óbvia, pois trata-se de garantir a integridade de boa parte das fontes para a história contemporânea do nosso arquipélago, nomeadamente, das fontes para a história do Regime Autonómico
A lei estabelece a documentação a recolher, obrigatoriamente, pelo Arquivo Regional.
Conservar
O Arquivo Regional dispõe de técnicos habilitados e de equipamento moderno para aplicar medidas de conservação preventiva, de transferência de suporte de documentos preciosos ou frágeis, de encadernação e restauro dos documentos degradados. Nesta área, a prioridade actual é a elaboração do Plano de Conservação e do Plano de Segurança.
Comunicar e valorizar
O Arquivo Regional tem como principal tarefa garantir o acesso do público aos documentos que conserva. Os arquivistas identificam, classificam os documentos e elaboram os instrumentos descritivos que permitem explorar os fundos e colecções. Empenhado em dar a conhecer a sua missão, as suas funções e o seu espólio por meio da edição de fontes, da realização de exposições, mostras e palestras, e ainda de acções educativas, o Arquivo Regional contribui para divulgar o passado e as tradições cujos sinais são visíveis nos monumentos e nos museus da Região.

Promover a política arquivística regional
A instauração de um Sistema Regional de Arquivos de que o Arquivo Regional é a cabeça é uma consequência natural, não só previsível como desejável, do desenvolvimento do processo autonómico. Assumindo o seu papel de órgão de gestão dos arquivos da Região, o Arquivo Regional definiu objectivos e tomou medidas estratégicas que determinam as intervenções que realiza.