Artigos

CANCRO SOBRE RODAS - 7ª RONDA

CANCRO SOBRE RODAS
CANCRO SOBRE RODAS

CANCRO SOBRE RODAS - 7ª RONDA - 2014
15 DE OUTUBRO - quarta-feira - 19h00
FREGUESIA DE SANTO ANTÓNIO
AUDITÓRIO DO CENTRO CIVICO DE SANTO ANTÓNIO (Junta de Freguesia)

OBJECTIVOS das diversas RONDAS - 2014
O “Cancro sobre Rodas”, é um projeto educacional dirigido a toda a comunidade Madeirense. É um “Rodar/Rondar” pelas Ilhas inteiras espalhando aos “4 ventos” o significado da palavra Cancro e como o mesmo pode ser vencido, através da prevenção e de adoção de estilos de vida saudáveis.
Para que este “Rondar” seja eficaz e para que consigamos atingir os objetivos a que nos propomos, contactaremos, em primeiríssima mão, todas as Forças Vivas de cada Freguesia – Presidente da Junta, Presidente da Casa do Povo, Escolas, Pároco, Bombeiros, Associações diversas, etc., etc., para acertarmos pormenores.
Pretendemos enunciar os objetivos propostos, (alimentação e exercício físico entre outras práticas preventivas) associadas à doença oncológica, bem como a outras patologias. Reforçar-se-á os estilos saudáveis, e atendendo em particular ao fato de todo o Arquipélago da Madeira ser virado ao mar, sublinhar a importância da utilização de protetores solares e o uso do chapéu, muito associado com o cancro da pele.
Sob a forma de Conversas Soltas entre médicos, enfermeiros e assistência, temos como objetivos a Educação para uma Vida Saudável; a Informação sobre a Doença e a sua Prevenção; a Desmistificação do Cancro; Esclarecimentos em geral sobre a doença; Formas de a encarar e conviver com ela.
Importantíssimo: Educar para a prevenção
Denominamos CONVERSAS SOLTAS para, precisamente, incitar a um diálogo que se quer profícuo, mas simples e informal, entre os orientadores das Conversas e os assistentes, por forma a conseguirmos uma informação útil e um esclarecimento eficaz sobre toda esta matéria.
Formaremos uma equipa com a presença de um ou outro médico, que poderá, eventualmente, variar dependendo das suas disponibilidades, a presença de psicólogos, de enfermeiros e de voluntários interessados nesta participação, com vontade de dar o seu testemunho, sempre pela positiva, de Lutador, Vencedor, familiar/pessoa significativa de um doente, considerados necessários para o bom andamento do Projeto.
Sendo este um projeto educacional considera premente a desmistificação da palavra Cancro e como metodologia iniciaremos todas as sessões questionando a audiência presente o que entendem por tal.
A partir desse ponto o médico/palestrante/orientador dará o seguimento necessário, fazendo uso de uma linguagem simples e entendível à comunidade em geral, sob a forma de Conversas Soltas mas esclarecedoras, tendo como objetivos a Educação para uma Vida Saudável; a Informação sobre a Doença e a sua Prevenção; a Desmistificação do Cancro; Esclarecimentos em geral sobre a doença; Formas de a encarar e conviver com ela.
Os enfermeiros e psicólogos farão a sua intervenção baseados na esperança associada à parte emocional e aos apoios existentes para o doente e despectivos familiares e/ou pessoas significativas, concretamente no apoio emocional, psicológico e grupos de apoio/diálogo, a fomentarem de forma importante.
Parece-nos importante que se inclua entre os preletores, Médicos de Família e Enfermeiros dos Centros de Saúde, quer pela sua proximidade à comunidade quer pelo conhecimento da sua realidade.
Por fim o testemunho de um/a “Lutador(a) /“Vencedor/a”, que deverá ser escolhido pelo seu carisma.
E ainda e para finalizar um extra: pequenas “HISTÓRIAS DE ARREPIAR, HISTÓRIAS DE ENCANTAR” - um antigo sonho da Voluntária ANA AZINHAIS, a que se tentará dar Vida.
Queremos, aqui, e porque no decorrer das Conversas Soltas, há inúmeras “Histórias de Arrepiar, Histórias de Encantar”, desafiar os protagonistas dessas Histórias a porem-nas no papel. Quem sabe se num futuro, próximo ou mais afastado, não as conseguiremos colocar em livro? Seria ouro sobre azul!
E é claro que o lugar do Presidente do NRM-LPCC é muito importante neste, bem como noutro projeto. É importante contarmos com a sua participação ativa sempre que lhe seja possível.
E o papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro deverá ser focado e realçado por um dos membros a escolher.””

Sem comentários

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.
  • Each email address will be obfuscated in a human readable fashion or (if JavaScript is enabled) replaced with a spamproof clickable link.

Mais informação sobre as opções de formatação

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.